O que é Constelação sistêmica Familiar?
Criada por Bert Hellinger é um método que busca solucionar conflitos familiares, de relacionamentos, financeiros, organizacionais, saúde, aspectos da personalidade e outros. Esse método traz à luz o que está oculto nos relacionamentos e, coloca em evidência a conexão profunda que temos com a nossa família, em uma ou mais gerações.
Hoje as Constelações são chamadas de Novas Constelações Familiares:
As constelações familiares são uma ferramenta criadas pelo filosofo e psicoterapeuta Bert Hellinger e vêm sofrendo uma constante evolução. Numa primeira fase, Bert Hellinger agia como psicoterapeuta, inspirado principalmente pela psicanálise, análise transacional e a Gestalt. Nesta fase os representantes não tinham autonomia de movimento.
A atitude de fundo que moveu Hellinger no início, e durante 20 anos, foi a do psicoterapeuta todo-poderoso. Depois, ele começou a se entregar ao movimento da alma e, posteriormente, ao movimento do espírito. A partir deste momento já haviam nascido as Novas Constelações, que Hellinger chamou, então, de Constelações do Espírito, no lugar de Constelações Familiares.
No final dos anos noventa, Bert Hellinger abandonou este modelo após concluir que a vida é muito mais que psicoterapia e que várias forças dirigem nossas vidas. Forças estas muito superiores a nós e ao serviço das quais temos que nos colocar.
Inicialmente chamou este movimento "Movimento da alma". A partir de 2004 deu-se conta que a cura é sempre um movimento de reconciliação para além da consciência moral. Uma força superior move tudo a partir do amor, ao serviço da vida, pelo amor do Espírito. Então fez uma distinção entre o que denominava “Movimento da Alma” e "Movimento do espírito".
Nas Novas Constelações vemos que o movimento do espírito é a energia de cura presente no próprio cliente. O constelador somente coloca o cliente em contato com sua força de cura. E essa energia de cura se desdobra quando a pessoa se sintoniza com a vida como ela é, ressonando no campo todo, transformando o passado e curando os ancestrais.
Para que serve?
A Constelação Familiar é uma abordagem direta e rápida que pode auxiliar as pessoas a resolverem conflitos internos e entre o meio em que vivem, através de “insights” pessoais. Além disso, é um processo que você vivencia como se fosse uma terapia. Traz enormes e profundas transformações pessoais e familiares.
Como pode ser aplicada a Técnica?
• Atendimentos individuais - personalizados (AGENDE AGORA UMA AVALIAÇÃO)
• Atendimento de Casal (AGENDE AGORA UMA AVALIAÇÃO)
• Em grupos através de Exercícios Sistêmicos que costumamos trabalhar em formato de workshop em 4 encontros, sendo que nestes 4 encontros trabalhamos aspectos gerais das 5 principais áreas de nossa vida: Relacionamento Familiar, Relacionamento Afetivo, Saúde, Profissão e Finanças (Jornada de Desenvolvimento Pessoal Através da Constelação Sistêmica Familiar)
Mas o que é a Visão Sistêmica?
O trabalho de Constelação Sistêmica Familiar vem a partir da concepção da vida, do fluir no desenvolvimento natural. Estamos inseridos dentro de um grande sistema contínuo, de diversos elementos que se interagem e de certa forma são inter-dependentes uns com os outros. Nós, por exemplo, precisamos dos elementos básicos da natureza como os alimentos, a água e a luz solar.
Nenhum organismo é um sistema estático, fechado ao mundo exterior; e sim um sistema aberto num estado (quase) estacionário, onde há uma constante troca de informações entre os mais diversos níveis. Não temos como falar de constelação familiar sem falar da visão sistêmica.
Nascemos dentro de um sistema familiar, que existe há muitos anos e onde não sabemos direito o seu histórico por completo. Foram gerações atrás de gerações, com muitas histórias, acontecimentos, e situações felizes e trágicas.
Herdamos através dos nossos pais e ancestrais toda a carga morfogenética (morfo=forma) e não damos conta dos padrões, das crenças e até mesmo dos “repetecos” de histórias dentro da nossa família. Por exemplo, quando temos algum comportamento como violência, ciúmes, envolvimentos com drogas, ou sentimentos de depressão entre outras manifestações, muitas vezes podemos estar identificados com um membro da família seja pai, avô, tio ou mesmo de gerações ainda anteriores, sejam elas pessoas vivas ou falecidas.
O trabalho de constelação familiar é uma oportunidade de identificarmos de forma consciente o que está acontecendo com o sistema familiar, podendo assim resolver os conflitos a partir da escolha interna de cada um, mudando nossas crenças em relação à muitos comportamentos nossos, que são na verdade comportamentos "adquiridos" e assim ficamos mais disponível pra viver nossa vida, nos sentindo mais liberados e leves.
Com isso, o cliente pode compreender e resinificar aspectos negativos de suas experiências (enxergar o lado positivo da questão abordada), e imprimir na sua vida uma nova dimensão do problema, buscando a superação e o alcance dos seus objetivos, e da qualidade da vida, que este empecilho, impossibilitava.