E o meio pelo qual nosso corpo faz esta troca de energias é através de nossos chacras, ou vórtices de energia que vibram cada qual numa frequência, materializando uma determinada cor, por exemplo, nosso chacra básico (localizado na base de nosso corpo físico) possui uma vibração energética e esta frequência externaliza em nosso corpo sutil a cor vermelha. Portanto se este chacra estiver em desordem não estará vibrando corretamente e então precisará receber a luz = cor vermelha para entrar novamente em equilíbrio. E assim sucessivamente em cada chacra de nosso corpo (sutil).Portanto a utilização das cores na cromoterapia age no reequilíbrio das energias de nossos corpos, já que também somos energia vibrando e que cada um de nossos corpos vibra num padrão, numa determinada frequência. Portanto por meio da ressonância, ou seja, da troca de energias faz-se a correção destes padrões que estavam em desarmonia, ou seja, desajustados, provocando doenças em nosso corpo como um todo.
As utilizações das cores podem ser de várias formas: diretamente aplicando a luz na cor desejada sobre o local do corpo físico correspondente ao lugar que está o chacra no corpo sutil e consequentemente aos órgãos à que está relacionado (corpo físico).
E podem também serem utilizadas as cores nos ambientes, nas roupas e também nos alimentos promovendo o bem estar e reequilíbrio.
Outro importante recurso que podemos fazer uso é a utilização da chamada água solarizada. Onde colocamos a água dentro do recipiente da cor que queremos, por exemplo, uma garrafa de vidro verde, e após esta receber a energia da luz solar consome-se esta água.
Função de cada cor na sintonia dos Chacras:
VERMELHO:
cor quente, relacionada ao 1º chacra, estimula o sangue, dá mais vitalidade e atividade. Utilizada, entre outros, em casos de anemia e baixa de energia vital. O excesso pode conduzir à irritabilidade, insônia, hipertensão, tendo outras contraindicações.
LARANJA:
Cor quente, relacionada ao 2º chacra, significa expansão e extroversão, possui um efeito estimulante e representa alegria quente e aberta. O excesso conduz à confusão, aumento do desejo por alimentos e sexualidade, além de outros prejuízos.
AMARELO:
Cor quente, relacionada ao 3º chacra, é alegre, claro; representa a mente desperta e a capacidade de análise, bem como a comunicação, a flexibilidade e o intercâmbio. Indicada para proporcionar clareza às correlações mentais, ordenar os pensamentos e melhorar a concentração. O excesso exagera o desejo de reconhecimento e de absorção, tanto física como mental. Ouro. É a cor das paixões depravadas, da riqueza e da tradição. Psicologicamente, é a cor da intuição simboliza a juventude e a audácia. Ajuda a comunicação e transmite alegria. Favorece as práticas espirituais. Aciona a capacidade mental, aumentando a sua imaginação, atraindo pessoas intelectuais. Não é indicado para pessoas imaturas e inseguras. A cor amarela é a cor do topázio e do citrino (pedra).
VERDE:
Cor neutra é a mais harmoniosa e mais calmante; está relacionada ao 4º chacra; significa crescimento terreno e representa as energias da natureza que dão estrutura e substância à vida; simboliza a esperança e a satisfação. É a mais importante cor de cura. O excesso pode amortecer a capacidade de sentimentos e o amor do coração, exagerando o interesse pelos bens materiais, como também, pode gerar cansaço físico e outras manifestações.
ROSA:
Cor do amor e do coração, ajudando-o a dar expressão aos sentimentos, relacionada ao 4º chacra; junta a pureza do branco à força do vermelho e, sendo a "oitava superior" do vermelho, as forças propulsoras instintivas são transformadas. O excesso estimula tendências ao fanatismo e ao delírio de fundo emocional, entre outras.
AZUL:
Controla o chacra laríngeo, que é o centro da alta-expressão, o centro do poder do verbo, que se manifesta pela voz. Cor da verdade, lealdade e responsabilidade, luz refrigerante e adstringente, para doenças da garganta, bócio, rouquidão, calmantes, promovem descontração, trazem serenidade e paz mental.
ÍNDIGO:
Relacionam-se com o chacra frontal, controladores da Glândula Pineal, governam a visão física e espiritual, removem obsessões, são os raios do Espírito Santo e, nesse caso, só suplantados pelos raios brancos; ampliam compreensão, afetando olhos, ouvidos e nariz, anestésicos, curam loucuras, alucinações, ilusões.
VIOLETA:
Cor fria, relacionada ao 7º chacra, que representa transmutação energética, é uma cor artística e metafísica, correspondendo à alquimia e à magia; possui a frequência de ondas mais curta; é vista como a cor da energia cósmica, da inspiração e da experiência espiritual. Além disso, tem a função de purificação física, emocional, mental e espiritual. O excesso pode provocar, entre outros sintomas, confusão mental e espiritual, levar à depressão e à alienação da vida.